domingo, 13 de março de 2016
Por mais pobre que seja o cidadão ,todo pobre precisa ao menos de pão! Assistencia Social -RS
Por mais pobre que seja o cidadão, todo pobre precisa pelo menos do pão.
(por Fabian Tubino)
O primeiro setor(Estado) deveria funcionar plenamente de forma ativa pois é para isto que nos pagamos impostos.
Teoricamente o Estado deveria suprir as demandas da população estando serviço dos cidadãos.
O mundo capitalista através de sua politica neoliberal, prega o Estado mínimo segundo o qual não cabe ao Estado interferir nas relações de mercado.
Mas na pratica funciona diferente pois quando há crise, quando por exemplo os bancos precisam de ajuda eles pedem socorro justamente a quem eles diziam que não deveria intervir ou seja ao Estado.
Diante da contradição do mundo capitalista que hoje é governado por grandes corporações, o Estado tornou-se refém.Com isso o primeiro setor que é de interesse publico precisa de uma mediação com o segundo setor que é de interesse privado, são estes as empresas, as grandes corporações ,etc...
É preciso deixarmos claro aqui que estamos falando de um sistema capitalista ,de uma politica neoliberal e que dentro de um outro sistema todas as relações poderiam se dar de uma forma diferente.
Mas tratando-se do mundo contemporâneo no qual a maior parte do planeta se organiza, oxigena-se e difunde uma cultura capitalista ,o terceiro setor entra como forma de mediar a relação entre o publico eo privado. Esforçando-se para desta forma tentar sanar as demandas não supridas pelos outros setores sozinhos.
Apartir da segunda guerra mundial e abrimos um parêntese aqui; “assim como tantas outras guerras na verdade são realizadas com o intuito dos grandes países aumentarem ou no mínimo manterem seu alcance financeiro ¨.Desde então uma parte da sociedade passa por grandes dificuldades como desemprego em massa, arrocho salarial ,elevados índices de juros e desvalorização da moeda entre outras mazelas acarretadas deste capitalista modo operante ao qual só os pobres perdem e segundo o grande economista por modernidade Thomas Pikety os ricos ficam cada vez mais ricos. Pikety analizou que nas ultimas décadas somente quem já era rico conseguiu duplicar ou ate triplicar suas riquezas.
Assim concluímos que há uma necessidade de projetos sociais que possam sanar ou diminuir as dificuldades que passam os cidadãos pobres.
Este projetos assim como o terceiro setor apesar de sua importância não passam de medidas paliativas pra frearem uma possível rebelião ,afinal por mais pobre que seja o cidadão todo pobre precisa ao menos de pão.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário